Instagram

terça-feira, 7 de junho de 2011

Segunda-Feira Sem Carne

A Camapanha Segunda-Feira Sem Carne já foi lançada em vários países desde 2009 e consiste em buscar apoio da sociedade em deixar de consumir carne uma vez por semana. A Iniciativa no Brasil é promovida pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Estudos da ONU revelam que a produção de carne de corte é responsável po 18% de emissões de gases estufa. Além da produção do metano pelos animais, a produção de soja para ração, o transporte tanto da soja e seu manufaturamento quanto o transporte da própria carne contrubuem enormemente para a emissão de gases estufa. Isso além da grande quantidade de água consumida.
O objetivo não é pregar o vegetarianismo, mas trazer conscientização sobre o excesso de consumo de carne e suas consequências. Há pelo menos 300.000 espécies de plantas no planeta (http://www.scribd.com/doc/51853903/39/Plantas-comestiveis) e muitas potencialmente comestíveis, algo em torno de 12.500 a 15.000 espécies, (http://www.esalq.usp.br/siesalq/pm/plantas_alimenticias.pdf). Portanto, não faz sentido toda a humanidade se concentrar no consumo de carne, ainda mais em uma variedade em especial, a bovina.
Além da questão ambiental, tem a questão de saúde `qual as pessoas devem ficar atentas. Variar a alimentação, incluindo todos os grupos de alimentos, com uma pequena porção de cada é essencial para a mnutenção da saúde mental e física.
Mais informações sobre a Segunda-Feira Sem Carne em:
http://www.svb.org.br/vegetarianismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário